14 de February, 2022

Dicas valiosas para vender mais com o supermercado online

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Comprar pela internet já virou hábito e necessidade, afinal a comodidade e praticidade em fazer as compras sem sair de casa, não tem preço e sim valor. Veja bem o que eu disse: VALOR. Esse é o ponto de partida para fidelizar clientes e vender mais. 


Ir ao supermercado é algo muito natural e de praxe, a pergunta é: O que levaria o consumidor deixar de ir ao supermercado e comprar online? E principalmente, o que faria ele não comprar mais online? A Primeira resposta é o valor que você destinará no processo, desde a separação dos produtos, o cuidado da entrega e por fim, a experiência satisfatória em receber as compras como se tivesse ele mesmo realizado mas sem sair de casa. E a segunda é o efeito contrário, a péssima experiência e frustração de comprar online.


Perceba que tudo gira em torno de uma incrível experiência, que fará ele fazer suas compras e permanecer, ou desistir e não querer mais voltar. Afinal, se não for para ter uma boa experiência com um serviço e ou produto, não vale a pena usufruir. 


Você deve estar pensando: Isso é óbvio! Pois é, mas o óbvio precisa ser dito e mais, precisa ser executado, entre o saber e o fazê-lo existe uma linha bem tênue, e é com essas dicas que iremos ajudá-los a colocá-las em prática e consequentemente vender mais. 

Bem, depois desta breve abordagem, vamos as dicas:



  • Dica 1: PLANEJAMENTO 

Crie um planejamento dos processos, alinhe as funções de como acontecerá desde o pedido, separação, contato com o cliente, entrega e pós venda. Ter um padrão auxilia os colaboradores na tomada de decisões mais assertivas.


Colher feedbacks dos colaboradores é uma ação pertinente, como eles estão à frente dos processos e também em contato direto com o cliente, ouvem as reclamações, sugestões, que podem tanto auxiliar internamente com os processos como em condutas com o cliente.



  • Dica 2: TREINAMENTO DE EQUIPE

Essa é uma dica muito importante, ter uma equipe engajada, comprometida e atenta aos detalhes é primordial, afinal, são eles os responsáveis por criar a incrível experiência do cliente, logo devem estar bem treinados.


Faça treinamentos periódicos a fim de sempre ter claro os objetivos a serem alcançados que é a excelente experiência de compra. 



  • Dica 3: SEPARAÇÃO e ENTREGA (o mais importante)

Separar itens de supermercado pode parecer uma tarefa fácil, mas não é, e entender que este processo é o mais importante e que merece maior atenção, faz com que tenhamos separações condizentes com as expectativas do consumidor.

Neste item vou me estender um pouco, para que tenhamos claro a importância desse processo.


Quando vamos ao supermercado, escolhemos os melhores itens, avaliamos validade a longo prazo, prezamos por embalagens conservadas, itens inteiros e produtos frescos.


No online isso não pode ser diferente, deve-se fazer a seleção dos produtos como se fosse o consumidor comprando, no online não é lugar pra despachar mercadorias ruins, produtos estragados achando que está “vendendo” o que não teve saída por algum motivo.


Instruir bem seus colaboradores para que escolham e selecionem os produtos como se estivessem fazendo compras para suas mães, não tem erro, quando se tratam de compras, as mães são exigentes. 


Lembre-se, é difícil atender 100% a expectativa do consumidor, pois ela é relativa, mas manter um padrão nem mais nem menos, ajuda a ter mais chances de acerto. Por exemplo: Frutas, verduras e legumes com tamanhos normais, nem gigantes e nem pequenas demais, no ponto, exceto se o consumidor sinalizou no pedido a sua preferência.


Quanto a entrega, não precisamos dizer o quanto é triste receber o pão fresquinho todo amassado pelas bananas, não é mesmo? Ou um produto resfriado molhando o biscoito e a batata frita toda quebrada.


Separe os itens conforme sua categoria, pesados embaixo, leves em cima, refrigerados bem embalados para não molhar produtos de papel, enfim, separe a fim de não danificar nenhum item comprado pelo cliente, porque quando ele faz isso ok, agora pagar por isso e receber mal feito, não dá.


Na entrega na casa do cliente, seja cordial, cumprimente-o, ajude-o a carregar as compras, retire os calçados se for adentrar a casa, esses comportamentos são simples e farão com que seu cliente fique encantado com o atendimento e consequentemente compre cada vez mais no seu supermercado online.



  • Dica 4: CONTATO COM O CLIENTE 

Esse item não menos importante, é o momento de contato com o consumidor, é aqui que você irá arrancar mais suspiros. 


A importância que você dá a ele e as compras dele. Toda vez que for necessário ligar para tratar de assunto como: substituições, produtos sem estoque entre outros, seja cordial, peça o que ele prefere, dê sugestões, seja prestativo e resolva com toda a destreza possível o seu pedido.



  • Dica 5: MARKETING DIGITAL 

E por fim e não menos importante, a presença digital. Hoje vivemos muito a era do efeito manada, pessoas que compartilham suas experiências satisfatórias geram interesses nas demais e consequentemente elas experimentarão.


Divulgue ações com praticidades de comprar online, disponibilize cupons de descontos a seus clientes, faça cartas agradecendo a confiança, mande alguns brindes, tudo isso gerará uma rede de compartilhamentos a favor do seu supermercado. 


Não preciso dizer da importância de gerar conteúdo relevante para o seu público, não é mesmo? Comunique-o que seu supermercado está online, mostre os processos, como funciona, ensine-o a usar a plataforma, segurança é uma dos fatores primordiais para a tomada de decisão em comprar online.


Esteja presente nas redes sociais, sejam constante nas ações de divulgação, ofertas e promoções. Somos inundados todos os dias com muitas informações e publicidade, se o seu supermercado não estiver no páreo, deixará de vender.


Supermercado online exige dedicação, cuidado, comprometimento e muito carinho no processo até o lar das pessoas, certamente tudo isso reverterá em muitas vendas para o seu supermercado. O novo perfil de consumidor buscas por experiências agradáveis e não mais apenas o ato de comprar. 


Proporcione experiências incríveis, esse é o caminho certo para vender mais!  


OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.


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